Osaka, Quioto, Tóquio

Osaka, Quioto,Tóquio - Japão

Uma palavra que define o Japão?
GENTILEZA
E tantas outras como:
EDUCAÇÃO, DISCRIÇÃO, RESPEITO.

Foi, de longe, o lugar que mais nos surpreendeu em termos de cultura!

Quanto mais conhecemos, mais nos
apaixonamos!

😷 Imagina um povo que usa máscara cobrindo boca e nariz, super incômodas, pra não passar vírus da gripe ao colega do lado...
🚦 Ou simplesmente não atravessam a rua que se encontra com o sinal fechado para pedestre, mesmo que a mesma esteja deserta e não se veja carros a quilômetros de distância! Atravessam no verde, pois certo é certo; errado é errado.
📕🎓 E também fazem reverência aos professores quando os encontra no metrô, na rua ou no restaurante, porque são mestres e merecem todo o respeito e admiração do mundo!

Presenciamos todas essas situações, boquiabertos!

Percebemos o quanto temos a aprender com a cultura oriental. É de impressionar a quantidade de detalhes, diferenças e boas maneiras.
Lá é a prova de que, quando as regras são cumpridas, tudo funciona bem!

1º dia
Nossa experiência começou em Osaka, pois como sabem, não conseguimos embarcar no voo direto pra Tóquio!
Na chegada ao aeroporto de Kansai, já prevendo a imensa dificuldade com a língua, tratamos logo de alugar um wi-fi portátil ou "wi-fi de bolso"! Se trata de um aparelho, similar a um celular, mas é apenas o emissor do sinal, que vem da empresa.
Funciona perfeitamente bem e não nos deixou na mão em momento algum. Alugamos na empresa Global Advanced Communications, e super recomendamos!
Vc escolhe o pacote de dados e paga o valor, de acordo com os dias utilizados.
Já saímos do aeroporto utilizando o sinal, sem qualquer impedimento.
Ele vem em uma bolsinha com manual em inglês e o cabo para carregar a bateria, que dura em média 8 horas!
O único inconveniente é ficar carregando ele pra lá e pra cá!
Mas ainda assim, garantimos que é a melhor opção. Como as redes 3G e 4G funcionam muito bem por lá, não é comum ter sinal wi-fi gratuito na rua ou nos estabelecimentos comerciais. E isso pode ser um problema para nós, turistas!

Osaka foi praticamente uma ponte para chegar até Tóquio! Então a intenção era dormir (chegamos já era noite), no outro dia dar uma voltinha na cidade, e em seguida cair no trecho! rs

Foi lá que experimentamos pela primeira vez, no restaurante do hotel, o apaixonante Onigiri (bolinho de arroz tradicional no Japão!). Ele vem recheado com atum ou salmão e o principal diferencial é que a alga não vem envolta no arroz, se mantendo então, sequinha e crocante! Hummmm, deu água na boca só de lembrar! Nunca vimos desse, aqui no Brasil.

Depois descobrimos, que ele é facilmente encontrado em prateleiras refrigeradas, das lojas de conveniências e supermercados (comprávamos sempre na 7 eleven). E é muito utilizado na merenda das crianças.

Nesse caso, para que a alga se mantenha sequinha, um plástico faz a barreira entre ela e o arroz. 😋

Logo que entramos no quarto do hotel, nos deparamos com dois pares de pantufas bem na porta. Esse é um hábito comum no Japão, para impedir a entrada de sujeira e "energia impura" da rua.
Notamos que tudo era bem pequeno, mas muito bem planejado e distribuído.
O banheiro era super tecnológico, repleto de botões que exerciam as mais diferentes funções.
O shampoo e condicionador são em frascos grandes (como temos em casa), e são muito cheirosos e de ótima qualidade!

Estava frio! E vcs não imaginam o quanto foi difícil, ligar e ajustar, a temperatura do aquecedor no quarto!
Tudo escrito em Japonês!
Ainda bem que no google tradutor tem um recurso de traduzir imagens! Era só tirar a foto da palavra ou texto, e ufa!! Tudo ficava compreensível!
E foi assim com a máquina de lavar e secar, com o cardápio no restaurante, com os rótulos dos produtos no supermercado, com os botões tecnológicos do banheiro!

Bem, chegada a hora de dormir!
Á essa altura da viagem, nosso organismo já não entendia e nem obedecia mais nada!
A adaptação ao fuso horário não foi nada fácil.
Ou melhor, não teve adaptação! rs
A noite era sinônimo de angústia e inquietação, e quando a sua cabeça pensa assim, tudo fica pior!
O sono, geralmente, vinha às 4 da manhã, e
o resultado era um dia inteiro de muito cansaço!

É a única coisa que lamentamos, pois o Japão é um país incrível e gostaríamos de ter aproveitado mais!
Aumentamos a nossa estada em um dia, mas ainda assim não foi suficiente para entrarmos no ritmo.

2º dia
O dia amanheceu em Osaka... acordamos com o despertador e descemos para o café da manhã. O que encontramos: sopa de vegetais, salada agridoce de pepino, alface, cenoura, macarrão, frango, ovos, arroz, shoyo, sopa de missô, peixe cozido, chá verde.

Não tínhamos muito estômago para essas opções àquela hora da manhã, mas nos sobrava expectativa e curiosidade. Ter a chance de vivenciar tudo aquilo foi incrível!

Saímos caminhando ali mesmo, pelas redondezas do hotel... impressionante como tudo é muito limpo. Não se vê lixeiras em canto algum, mas as ruas são impecáveis!
E as crianças, de 6 aninhos apenas, vão e voltam da escola sozinhas!!
Além da segurança que o país oferece, o motivo dessa tradição é o de criar responsabilidade nas crianças desde cedo, prepará-las para serem independentes e a aprenderem as regras de trânsito. Em contrapartida, os motoristas também respeitam os limites de velocidade!

A cada pequeno contato, uma grande lição aprendida!

Retornamos ao hotel, fizemos as malas e saímos rumo á estação de metrô.
Íamos á Quioto, ao invés de seguir viagem direto pra Tóquio.

Andar de metrô no Japão, era um tremendo desafio.
As estações são lotadas; as pessoas andam pra lá e pra cá, sempre muito agitadas.
A gente no meio, sem conseguir entender uma única palavra dos inúmeros letreiros e placas de sinalização!
Acho que ali, só o relógio era compreensível!
Tínhamos conexão a fazer, o que tornava nossa situação ainda mais complicada! Dentro do metrô, nenhuma tradução; entre um jovem ou outro que falava inglês e com o acesso à internet, íamos nos virando.

Chegamos á Quioto, exaustos! Além de fisicamente, agora mentalmente também! rs.
Almoçamos e não resistimos a uma soneca á tarde, apesar de saber, que isso prejudicaria ainda mais o nosso relógio biológico.

Quando acordamos, já era hora de dormir de novo! rs

Fomos andando até o shopping, que não era longe!
Pelo caminho, notamos as primeiras flores de cerejeira a brotarem das árvores! 🌸🌸🌸
Por questão de dias, não presenciamos esse espetáculo maravilhoso!

O shopping que fomos (não me recordo o nome agora), era bem grande! Tinha uns 4 andares. Como praticamente tudo relacionado a tecnologia é lançado primeiro no Japão, para só depois ser exportado para o resto do mundo, fomos em busca de novidades!
O iphone mais barato que encontramos foi lá! As câmeras digitais são muitas, e o preço bem atrativo também!
Ficamos algumas horas por ali, sem ver o tempo passar!

Um fato curioso é a praça de alimentação! Todas as lanchonetes e restaurantes possuem uma vitrine com as réplicas dos pratos oferecidos no local! Tudo de plástico!!! O bom é que simplifica muito: vc já visualiza o cardápio antes de entrar; e se não entende nada das letrinhas nipônicas, é só apontar!! 😬

3º dia
Acordamos um pouco tarde, e seguimos até a estação para embarcar no Shinkansen (trem-bala) que nos levaria á Tóquio!

Um percurso de aproximadamente 500km em 2 horas!

Num determinado ponto da viagem, conseguimos avistar o Monte Fuji, momento muito esperado pelos passageiros que conseguem assento nas janelas da esquerda!

A viagem seguiu tranquila, bem silenciosa. Chegamos em Tóquio por volta das 15:00.

Sempre que contamos a alguém que estivemos no Japão, a reação das pessoas é dizerem: "Nossa, Tóquio deve ser incrível!!"

E é bem isso mesmo! Sair da estação e ter o primeiro contato com a cidade, fez nossos olhos brilharem! Estávamos ali mesmo, era verdade!!! Do outro lado do mundo, na terra do sol nascente!

O que vimos foi uma cidade agitada, moderna, conectada! Muita gente, muitas cores, muitos sons!
O sinal de trânsito, quando está perto de fechar para o pedestre, faz um alerta que lembra um passarinho cantando! Até hoje, se fecho os olhos, posso escutar!

Mesmo sendo uma das cidades mais modernas do mundo, a cultura tradicional é preservada. É muito comum encontrar jovens de Kimono nas ruas, com os clássicos sapatinhos de madeira.

Ficamos dois dias ali; o hotel era muito bem localizado e nos permitia fazer tudo a pé.
Os japoneses são muito prestativos, e nos ajudava no que podiam!

4º dia
Fizemos um tour em Tóquio, através de uma agência de turismo do hotel.
O passeio dura uma tarde toda e percorre os principais pontos turísticos da cidade, de ônibus.
A primeira parada foi no Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen; logo depois fizemos um passeio de barco pelo Rio Sumida; passeamos também pela Arcada Nakamise, um shopping de rua com centenas de lojinhas que vendem de tudo! Por último, visitamos o Templo budista de Asakusa Kannon!